Banner

Cursos da Saúde Unifor obtêm nota alta do MEC

O Centro de Ciências da Saúde da Unifor obteve destaque entre as Instituições de Ensino Superior na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Na classificação, realizada em 2016, foram avaliados 4.196 cursos no Brasil, pertencentes às áreas de Saúde e Ciências Agrárias ou aos eixos tecnológicos em Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. Com sete cursos nota 4, em escala de 1 a 5, a Unifor se mantém no ranking das melhores universidades do Norte e Nordeste.

 

Medicina é o melhor do N/NE
Os cursos da Unifor que receberam nota 4 são: Ciências da Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia.

 

O MEC classificou ainda os cursos de Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina da Unifor em 1º lugar entre as instituições de ensino superior do Ceará. O curso de Medicina da Unifor ficou também em 1º lugar no Norte/Nordeste e em 7º lugar geral no Brasil.

 

Classificação
Ao conceder as notas, o Ministério da Educação leva em consideração quatro critérios: o desempenho dos formandos no Enade, o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) ou o que a graduação agregou ao aluno, a qualidade do corpo docente e a opinião dos alunos sobre o curso (currículo, infraestrutura e atividades fora de sala de aula). A avaliação e a divulgação ocorrem no ano seguinte à realização do Enade, sendo necessário que o curso tenha no mínimo dois estudantes avaliados.

 

O diretor do CCS, professor Flávio Ibiapina, atribui o bom resultado às inovações que são aplicadas na área pela Unifor, que tem investido na inovação pedagógica do modelo de ensino, a fim de oportunizar ao aluno a prática ainda na graduação.

 

“Essa evolução que tivemos na avaliação é o reflexo da inovação pedagógica que vem sendo aplicada desde 2006, bem como da implementação de metodologias ativas e currículos integrados que foram colocadas em prática em 2012. Os alunos estão sendo formados nesse currículo, o que vem gerando bons resultados”, salienta.

 

A qualificação do MEC contemplou ainda o Índice Geral dos Cursos (IGC), que é uma das medidas usadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas.

 

A Universidade de Fortaleza obteve nota 3 no IGC, que é de 1 a 5. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória e, abaixo de 2, a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade.

 
Banner
Banner

Mais informações


3477-3000

Estude na Unifor | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados