Banner

Conheça todas as formas para ingressar na graduação da melhor no Norte-Nordeste

Além do processo seletivo tradicional, há outras formas de ingressar na Universidade de Fortaleza (Unifor): transferidos, graduado, aluno especial, reabertura de matrícula e  ingresso de ex-alunos. A forma de ingresso pode variar de acordo com os objetivos e o histórico acadêmico do candidato.

 

Escolha a forma que melhor se identifique com você! Confira abaixo as informações de cada uma das modalidades. Prepare sua documentação e esteja pronto para estudar na melhor universidade privada do Norte/Nordeste, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF 2017) do jornal Folha de S. Paulo, pelo 6º ano consecutivo.

 

Processo seletivo

O ingresso em um dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza ocorre normalmente por meio de processo seletivo, cujas regras são estabelecidas semestralmente em edital específico. São avaliadas as competências e habilidades desenvolvidas pelos candidatos ao longo do ensino fundamental e médio, utilizando uma das três modalidades de seleção: prova, a nota obtida pelo candidato em uma das três últimas edições do ENEM (conforme edital específico) ou seu desempenho em processo seletivo da Unifor de período vigente e/ou de período anterior. As etapas e critérios próprios da seleção constam em edital publicado a cada novo semestre e nele constam todas as informações e orientações para os interessados.

 

Reabertura de matrícula

Reabertura é opção de ingresso para o aluno que esteja em situação de abandono do curso da Unifor, mas deseje retornar à Universidade na mesma graduação e turno que estudava anteriormente. Não há taxa de inscrição para reabertura da matrícula, e o estudante ainda recebe 15% de desconto na mensalidades no semestre de retorno. A reabertura é regulamentada a partir de normativas institucionais e de acordo com a disponibilidade de vagas para o curso em questão. Atenção!! A reabertura é feita condicionada à regularização de documentos e débitos, caso seja necessário.

 

Confira a lista de cursos contemplados:

Administração, Cinema e Audiovisual, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design De Moda, Eventos, Gestão da Qualidade, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Secretariado (Ead), Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Alimentos, Estética e Cosmética, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle E Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção de Edifícios, Design de Produto, Energias Renováveis, e Petróleo e Gás

 

Transferido de outra instituição

Caso o estudante vinculado a outra instituição de ensino superior deseje prosseguir seus estudos na Unifor, é possível ingressar na Universidade como transferido sem prestar o vestibular novamente. O requerimento de inscrição deverá ser feito na Central de Atendimento, localizada no hall do prédio da Reitoria ou via Internet, no link http://www.unifor.br/estudenaunifor. Neste caso, o interessado pode trazer o seu FIES.

 

No caso de aluno estrangeiro, será exigida a documentação necessária chancelada pelo Consulado e apresentada em tradução oficial ou juramentada, além de passaporte com visto válido de estudante. Se houver concluído o Ensino Médio no exterior, deverá apresentar documentação de equivalência de estudos pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará.

 

Uma outra vantagem é que todas as disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas com taxa única.

 

Documentação necessária para transferência

  • Histórico escolar original e atual, devidamente carimbado e assinado (todas as páginas) pela instituição de ensino superior de origem (original ou cópia autenticada)
  • Projetos de ensino originais das disciplinas em que obteve aprovação, devidamente carimbados e assinados (todas as páginas) pela instituição de
  • ensino superior de origem (original ou cópia autenticada)
  • Declaração de regularidade acadêmica no semestre vigente (original ou cópia autenticada)
  • Declaração de autorização ou reconhecimento do curso (original ou cópia autenticada)
  • Declaração de participação ou não no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade (original ou cópia autenticada)
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou certificado equivalente (original ou cópia autenticada)
  • Cédula de Identidade (original ou cópia autenticada)
  • CPF (original ou cópia autenticada)

 

Graduado

O estudante diplomado em qualquer graduação da Unifor ou de outra Instituição de Ensino Superior (IES) pode solicitar o ingresso em outro curso de graduação da Universidade, seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnológico, sem prestar o vestibular novamente. O requerimento de inscrição deverá ser feito na Central de Atendimento, localizada no hall do prédio da Reitoria ou via Internet, no link http://www.unifor.br/estudenaunifor. Ex-alunos da Unifor recebem 20% de desconto durante todo o curso.

 

Uma outra vantagem é que todas as disciplinas cursadas poderão ser aproveitadas com taxa única.

 

Confira a lista de cursos contemplados:

Administração, Cinema e Audiovisual, Comércio Exterior (Noite), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Design De Moda, Eventos, Gestão da Qualidade, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Secretariado (Ead), Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia Em Alimentos, Estética e Cosmética, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção de Edifícios, Energias Renováveis, e Petróleo e Gás.

 

Documentação necessária:

  • Histórico escolar de graduado, devidamente carimbado e assinado (todas as páginas) pela Instituição de Ensino Superior de origem (original ou cópia autenticada)
  • Diploma de Graduação: bacharelado, licenciatura ou tecnológico (original ou cópia autenticada)
  • Cédula de Identidade (original + cópia simples, ou cópia autenticada)
  • CPF (original + cópia simples, ou cópia autenticada)

 

Aluno especial

Aluno especial é aquele que se matricula em disciplinas isoladas sem a criação de vínculo com um curso específico e cujo objetivo é a atualização cultural e/ou complementação de estudos. A Unifor recebe alunos de outras instituições de ensino superior como aluno especial, desde que autorizado pela IES de origem. O estudante deve solicitar a opção “Aluno especial” no ato da inscrição e informar as disciplinas e atividades que tenha interesse em cursar.

 

A matrícula do aluno especial é sujeita ao número de vagas existentes nas unidades pretendidas.

 

Atenção: o valor a ser pago pelas disciplinas ou atividades matriculadas pelo aluno será considerado o valor do crédito de acordo com o curso em questão (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) a ser pago no ato da matrícula.

 

Documentação necessária:

  • Ofício de solicitação de matrícula como aluno especial de IES de origem, com respectiva justificativa
  • Cédula de Identidade (original ou cópia autenticada)
  • CPF (original ou cópia autenticada)
 
Banner
Banner

Mais informações


3477-3000

Estude na Unifor | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados